TEM PESSOAS QUE AMAM AS PESSOAS ENQUANTO ELAS TEM UTILIDADE EM NOSSAS VIDAS MAS O AMOR NAO É ISTO. VOCE PODE DEIXAR DE CAMINHAR , NAO PODE FAZER MAIS A COMIDA FAVORITA PRA SUA FAMILIA. É AI QUE SOBRA O AMOR. A HORA QUE PASSA A NOSSA UTILIDADE QUE ENCONTRAMOS QUEM NOS AMA. QUANDO EU DEIXO DE SER ATRATIVO NA VIDA DAS PESSOAS PERSISTIRA O AMOR. SE VOCE PERDER OS SEU TALENTOS , ACREDITE, QUE ENQUANTO SOBRAR AQUILO QUE VOCE É, VAI SOBRAR O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO COMO PESSOA. O QUE VOCE FAZ É O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO. O QUE A GENTE FAZ É MAIOR DO QUE AS PESSOAS PENSAM DE NÓS. A FÉ
SuellyMárquêz

Google

Posts Recentes



Créditos

Blogger

Meiroca

Haloscan

Photobucket

Imageshack

Freebie
 

 

domingo, junho 21, 2009

Manjar de Cõco.


Manjar de Côco
Pensar nas comidas, estamos nos primeiro dia do inverno.
Acordar e já agradecendo pelo dom maravilhoso que recebi, o da Vida.
Apos o ritual de abrir as janelas, olhar o horizonte, Ceu de Brigadeiro, imagino uma xicara de um quente chocolate.
A preparação veio com uma saudade de tempos em que minha familia aqui estava reunida, muitas quitandas na mesa, café, chocolate quente com canela,leite queimado, e a casa perfumada com os aromas que só mãe sabe fazer.
Mas hoje estou só, nem porisso deixo de gostar de fazer alguma delicia que me dê saudades.
Hoje estou fazendo o antigo Manjar de Côco.
Nao tenho a receita, faço mesmo como quando em criança via minha Mae ir colocando os ingredientes, e tudo se transformava como numa magia ,em delicias.
Peguei uma panela grande,
deitei lentamente um litro de leite,
um copo de açucar,
dissolvi uma xicara (de chá) de amido de milho,
e coloquei uma xicara (de chá) de côco ralado
Coloquei no fogo médio e fui mexendo com uma colher de pau
Ali fui tecendo outros sonhos que aqueles que tive no passado.
O branco foi tomando corpo e engrossando.
Ficou firme e borbulhando e tomei cuidado para nao ficar moreno.
Desliguei o fogo e fui preparar a calda de ameixas
Coloquei duas xícaras de açúcar numa panela deixei o açúcar queimando e coloquei um copo de água,depois que engrossou coloquei 30 ameixas e deixei ferver.
Procurei por uma vasilha de herança e coloquei o manjar e sobre ele a calda ainda quente para deixar o manjar flutuar,e coloquei as ameixas,
As lembranças voltaram,
vejo minha mãe servindo toda a familia, cada qual pedindo a seu gosto:
-Quero mais calda por favor!
-Mamae, a senhora pode colocar mais uma ameixa?
-Obrigado!
Saudades!
Para o almoço ,havia preparado uma lasanha.
O sol havia esquentado toda a casa, deixei as lembranças na sala,
Me servi , fui para o pergolado e lá fiquei esperando que os passaros me fizessem companhia para o almoço.
Mas o que eu aguardava aconteceu, comi, saborei colher por colher daquele manjar com gosto de quero mais.
Sim ,porque tem coisas na vida da gente que nao esquecemos o gosto, pois o carinho é o ingrediente essencial.
Deixei o manjar gelando para meu filho experimentar.
Vou contar pra ele como o amor que adoçava nossas tardes de domingo.

 

8 Comments:

Blogger Mônica said...

Suelly
Que alegria, me deu o seu comentário.

Espere um instantinho porque hoje fui almoçar com meu irmão e sabe o que faltou?
O manjar de coco geladinho.
E qual não foi minha surpresa ao abrir o computador, para saber minhas visitinhas e ver este presente tão gostoso.
Mesmo sendo na nossa imaginação. O sabor , o cheirinho e o convite já me fizeram não ficar com água na boca, mas fazer como na hipnose. Sentir como se o café com pão fosse realmente o seu delicioso manjar e com a sua presença.
Muito obrigada
Tenho certeza que seu filho adorou!
Com carinho
Obrigada pela visitinha
Monica

21 de junho de 2009 às 17:52  
Blogger Andrea said...

Suely ,me deu vontade de comer manjar ,, Suas palvavras são tão lindas !! Como é bom termos lembranças boas da famiília reunida né ?
Beijão pra vc e ótima semana

21 de junho de 2009 às 19:26  
Anonymous Anônimo said...

Que manjar delicioso, com gosto de lembrança. Esse ingrediente foi primordial para dar um toque especial ao seu manjar e ao seu Domingo. !!!
Gostei do manjar e do blog, voltarei para visitá-la.

21 de junho de 2009 às 21:17  
Blogger Claudio Costa said...

Aqui em casa minha mulher faz manjar de coco com ameixa pro meu filho caçula: é o preferido dele, que pede um em todos os aniversários... há 24 anos!
Vi seu comentário no PrasCabeças em que perguntava sobre D. Odete Drummond. Estive com ela em meados do ano passado. Pouco depois ela completou 100 anos! Lúcia, bem de saúde, "serelepe" cuidando da própria casa. Abraços, Cláudio.

24 de junho de 2009 às 22:50  
Blogger Mônica said...

Que dia vai colocar mais receitas ? com carinho Monica

25 de junho de 2009 às 12:26  
Blogger  said...

esse manjar me fez lembrar de minha avó Regina, que delícia e a sua receitinha tá pergeita. vou fazer meus filhos adoram.
Beijos com saudades de ti!

25 de junho de 2009 às 15:41  
Blogger Diário De Uma Senhora said...

Na época levei a escolinha até a quarta serie,
procurei pelas autoridades competentes para me ajudarem . Não tive apoio, então desisti.Agora nem saberia como começar, estou em outra, terminando especialização em Terapia Comunitária que é uma nova forma de ajudar grupos grandes de pessoas com problemas psicossomáticos e existenciais. Este agora é meu caminho
Abraços Cordelia

27 de junho de 2009 às 12:45  
Blogger Mônica said...

Que dia vai voltar?
Com carinho Monica

27 de junho de 2009 às 14:14  

Postar um comentário

<< Home