Que tal aprender uma coisa nova?
Escolha alguma atividade que não têm nada a ver com a sua rotina elas iram ativar o lado direito do seu cérebro, despertando a criatividade e o poder de lidar com as suas emoções.
Que tal fazer algo de novo?
Descobrir como preparar um risoto, fazer jardinagem, usar o seu tempo disponivel para visitar algum idoso de sua familia, ou ler um livro sobre vinhos (caso não domine o assunto), pegar aquela caixa de costuras , fazer algum artesanato, recortar , reciclar, já é suficiente para quebrar o raciocínio habitual e, assim, desenvolver uma série de habilidades decisivas para o equilíbrio emocional.
Enquanto as ações rotineiras mobilizam o lado esquerdo do cérebro, relacionado à razão, os novos desafios ativam o direito,
que esta ligado à criatividade e aos sentimentos e pouco usado no dia-a-dia", segundo explica a neurologia
"Quem nunca sai do mesmo trilho aciona o pouco e, por isso, apresenta mais dificuldade para lidar com imprevistos e emoções fortes."
Maquina ,que nunca se usa e não lubrificada ,enferruja, dizia meu pai.
Os dois hemisférios não são estanques, operam sempre juntos, como uma orquestra, e a ênfase dada a cada um influencia a melodia.
O hemisfério direito media a atenção, indispensável para qualquer aprendizado.
Portanto, mesmo que você opte por um curso de matemática, que exigirá o lado esquerdo, ao iniciar os estudos estimulará o direito, que é acionado pelo caráter inédito do aprendizado, independentemente de seu conteúdo. Já os hábitos que não demandam esforço criativo - como dirigir ou ligar o computador - ficam arquivados no hemisfério esquerdo, que guarda a "memória de procedimentos".O ideal, é EQUILIBRAR os dois hemisférios combinando rotina com novidades:" Esse equilíbrio facilita o processo de decisão, que não é apenas racional, passa também pela intuição e emoção". Na prática, o pensamento se torna mais ágil e as pessoas conquistam capacidade de improvisação e maior confiança para solucionar impasses. Além disso, quem trava contato com o desconhecido costuma ficar viciado nesse prazer e aguça a curiosidade."É como se a informação recém-armazenada a puxasse para outra, formando uma grande cadeia, com conseqüências positivas para a vida e a saúde do cérebro"
3 Comments:
Suelly, eu não acho ruim rotina e até preciso dela. Ultimamente são tantos imprevistos que a rotina acaba sendo o diferencial, eu querendo estar com ela, isto sim aguça a minha calma, a minha criatividade!! Beijus,
Olá Suelly, fiquei feliz com sua visita. Seu blog continua lindo e interessante.
Quando puder venha tomar um cafezinho de Marília....
Bjs do ZC
Adoro a rotina do meu lar, adoro ficar só para refletir, mas concordo que nunca devemos parar, é por isso que não paro, arrumo lil e duas coisas para fazer...
Minha linda e querida irmã tem dois selinhos pra ti lá em casa.
Continuo orando e sei que você também!
Beijos nesse seu coração bem grandão!
Postar um comentário
<< Home