TEM PESSOAS QUE AMAM AS PESSOAS ENQUANTO ELAS TEM UTILIDADE EM NOSSAS VIDAS MAS O AMOR NAO É ISTO. VOCE PODE DEIXAR DE CAMINHAR , NAO PODE FAZER MAIS A COMIDA FAVORITA PRA SUA FAMILIA. É AI QUE SOBRA O AMOR. A HORA QUE PASSA A NOSSA UTILIDADE QUE ENCONTRAMOS QUEM NOS AMA. QUANDO EU DEIXO DE SER ATRATIVO NA VIDA DAS PESSOAS PERSISTIRA O AMOR. SE VOCE PERDER OS SEU TALENTOS , ACREDITE, QUE ENQUANTO SOBRAR AQUILO QUE VOCE É, VAI SOBRAR O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO COMO PESSOA. O QUE VOCE FAZ É O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO. O QUE A GENTE FAZ É MAIOR DO QUE AS PESSOAS PENSAM DE NÓS. A FÉ
SuellyMárquêz

Google

Posts Recentes



Créditos

Blogger

Meiroca

Haloscan

Photobucket

Imageshack

Freebie
 

 

terça-feira, outubro 28, 2008

INSUBSTITUIVEL?

Recebia a visita de uma amiga, tomamos um cappucino e ela se dispos afalar de seu dia, de suas reunioes, dizia ela que a sala de reunião da multinacional o CEO (?)nervoso falava com sua equipe de gestores. Agita as mãos mostra gráficos e olhando nos olhos de cada um ameaça: “ninguém é insubstituível”.
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.E em meus ouvidos tambem !


Os gestores se entreolham, SE OLHARAM, PENSARAM

Ninguém ousou falar nada.
De repente um braço se levanta e o CEO se prepara para triturar o
atrevido:

- Alguma pergunta ?
- Tenho sim. E o Beethoven ?
- Como ? - o CEO encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu o Bethoven?
Silêncio…

Ouvindo essa estória contada por uma profissional achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que quando sai um é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi?
Frank Sinatra? Dorival Caymmi? Garrincha? Michael Phelps?
Santos Dumont? Monteiro Lobato?Faria Lima ? Elvis Presley?
Os Beatles? Jorge Amado? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein?
Picasso?
Muitos marcaram a História fazendo o que gostavam e o que sabiam fazer bem - ou seja - fizeram seu talento brilhar.

E portanto são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar “seus gaps”.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico.
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.
Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se você ainda está focado em “melhorar as fraquezas” de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola,

Beethoven por ser surdo

e Gisele Bundchen QUE FICOU FAMOSA NAS PASSARARELAS E COM UMA CONTA BANCARIA ....se tivesse sido rejitada naquela praça .... por ter nariz grande.

nao seria a modelo do mundo (apenas fashion), mas seria substituivel....

SERES HUMANOS POSSUEM VALORES ACIMA DE SIMPLES JULGAMENTOS DE RH,

VALORES ESTES NÃO SÃO INVISIVEIS AOS OLHOS HUMANOS!

L'essentiel est invisible pour les yeux.

E na sua gestão, o mundo teria perdido todos esses talentos, por assim dizer aquele ceo(?).

Mas tambem aproveito a oportunidade para a minha reflexão semanal que de de mim mesma , sas mães, sas esposas, dos filhos(a)

dos amigo(as) dos parentes, dos idosos,

ELES TAMBEM SÃO NOSSOS LIDERES- E SAO INSUBSTITUIVEIS, PODEM CRER, algumas pessoas que passaram pela minha vida, deixaram a presença delas marcadas para sempre em mim,

e as vezes penso,

**sempre não faça aos outros o que não desejaria que fizessem com voce!**

pode ser que aquela pessoa (hoje velhinha) esteja lhe dando trabalhos,mas ela um dia cuidou muito carinhosamente de voce, preparou seus alimentos, suas roupinhas, participou de seu desenvolvimento como ser humano, e deu o melhor da vida dela pra que voce sobrevivesse,

pense nisto!

(E QUE ME PERDOEM OS QUE ENTENDERAM ESTE TEXTO!)

 

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muitíssimo apropriado esse momento reflexão.
Grandes verdades ditas aqui!
Essa última parte do post também faz um "colocação" muito boa!Realmente se têm pessoas insubstituíveis, só podem ser os nossos pais....
Abraço.

28 de outubro de 2008 às 17:12  
Blogger Jane said...

Oi!
Conheci seu blog, através da Casa de Juntados.
Seu texto é ótimo!
Concordo com tudo!

Parabéns!

29 de outubro de 2008 às 09:00  
Blogger Anunciação said...

Clap clap clap!Muito bem!Os seres humanos,principalmente os que detêm poder precisam se humanizar.Adorei esse post.Beijos.

29 de outubro de 2008 às 20:33  
Blogger Luma Rosa said...

Aqui na empresa dizemos que este tipo de palestra é para ser dada a 'peões' - trabalhadores braçais ou que não precisam usar o cérebro para desenvolver a tarefa - estes podem ser substituidos por máquinas automatizadas. Neste tipo de trabalho é bem difícil a demonstração do talento ou capacidade criativa. Dependendo da escala evolutiva da empresa, essa conversa serve para embutir um certo 'medinho' pela perda do cargo e melhor empenho do trabalhador.
Interessante ver como pessoas que desenvolvem o talento e o aplica ao trabalho, tem mais chance de sucesso de que outras, que fazem do trabalho uma tarefa sistemica sem prazer algum.
Beijus

30 de outubro de 2008 às 08:50  
Blogger Elisabete Cunha said...

SUELLY

VC SEMPRE ME SURPREENDENDO....
TE ADORO BAIXINHA!

BEIJO

30 de outubro de 2008 às 12:27  
Blogger Silvia Masc said...

"pode ser que aquela pessoa (hoje velhinha) esteja lhe dando trabalhos,mas ela um dia cuidou muito carinhosamente de voce, preparou seus alimentos, suas roupinhas, participou de seu desenvolvimento como ser humano, e deu o melhor da vida dela pra que voce sobrevivesse" falou tudo moça.
Mandei um "mimo" pra vc, recebeu? beijinho

31 de outubro de 2008 às 21:10  
Blogger Pod papo - Pod música said...

Isso é a mais pura verdade. Muitos líderes olham só para os pontos fracos de seus funcionários e não olham para os pontos fortes. Eu acho que um verdadeiro líder sabe utilizar muito bem as qualidades do seu funcionário fazendo com que os defeitos sequer sejam notados. Para a equipe produzir, é preciso usar as qualidades e não os defeitos, os defeitos não interessam, apenas os talentos. Funcionário tem que parar de ser tratado como um simples objeto. Somos sim insubstituíveis. Cada pessoa tem seu dom, cabe ao líder da organização saber usufruir dos dons de seus subordinados.

Beijão!

15 de novembro de 2008 às 00:44  

Postar um comentário

<< Home